Skip to content
Guiado Do Sonho

Alarme residencial: Aprenda como instalar fácil

Alarme Residencial

Nesse artigo eu quero falar sobre sistema de alarme residencial, algo muito importante na nossa vida que é a segurança.

Isso certamente é um dos maiores problemas que a gente tem hoje em dia, com muitos casos de furtos. Quando você não está em casa ou não está no seu comércio, os ladrões eles entram e roubam quando não tem ninguém lá.

Por esse motivo é muito importante você ter um sistema de alarme monitorado dentro do seu imóvel, saber porque e quando o ladrão ou um invasor tentar invadir, a partir do lado de fora mesmo para dentro da sua casa um alarme já deve ser disparado e notificado.

Monitoramento através de aplicativo pelo smartphone

Você olha aqui através de um smartphone através do seu celular. Isso em tempo real automaticamente. E tudo isso eu vou ensinar você a fazer se você tem preocupação, porque hoje contratar uma instalação de alarme residencial é muito caro.

Fica tranquilo nesse post eu vou ensinar, um tutorial completo você mesmo vai fazer a instalação do alarme, além da configuração para habilitar os sensores ou instalar sensores, teclado na Central colocar bateria de emergência dentro da sua central com um fio.

Você vai aprender a baixar e configurar o aplicativo no seu smartphone seja ele Android ou iPhone e tudo isso de forma prática aqui vai ter o link do parceiro nosso, onde ele revende um kit completo.

Alarme Residencial

Eu recomendo que você compre esse kit dele, composto por três sensores de presença com fio, mais três sensores de abertura de porta sem fio um controle sem fio.

Você vai acionar a sua central de alarme com duas sirenes, posicionar elas em cada canto do seu imóvel para que não aconteça de alguém cortar e disparar lembrando que se alguém cortar uma sirene o alarme já é disparado e você é notificado tanto no celular quanto a sirene vai começar a fazer um barulho.

Veja Também: Pós Graduação EAD: Veja as vantagens

Você recebe a central de alarme que esse modelo Active 21 Ultra, também vai receber um módulo de Garriet para a gente conectar os sensores sem fio e o controle remoto.

O teclado que é o display ótimo para você ativar e desativar. Eu vou ensinar tudo para você. Você vai receber um bolo de fio fechado para fazer a instalação que já está inclusa nesse kit já vai incluso também uma bateria que esse caso acaba a energia na sua casa.

Placa para acesso remoto do alarme residencial

O mais legal Essa plaquinha de Ethernet é a placa de rede que vai conectar para fazer o acesso remoto tanto de smartphone quanto pelo computador.

Nessa central faz a configuração tudo na prática desde a instalação até configuração intermediária para você utilizar sua central de alarme residencial.

Então você pode ver eu fiz a instalação aqui pra servir de exemplo pra você instalar em sua residência, comércio nesse caso utilizando aqui dois sensores.

Vou ensinar você não configura apenas um mas dois em apenas uma porta aqui nessa placa, que é o modelo Active 21 ultra da JF L onde é possível em uma zona ou seja em uma entrada liga até dois sensores.

Aqui temos a sirene para usar de exemplo e aqui vai o teclado está vendo aqui vai o teclado onde a gente vai utilizar para fazer as funções.

Lembrando que o ideal é a central de alarme residencial, fica afastada do teclado no local que é um pouco difícil se alguém acabar fazendo a invasão vir e arrancar esse equipamento todo certo então é bom você colocar ele instalado bem longe do teclado ou sensores.

Esse modelo aqui você sempre vai colocar ele no canto que vai querer monitorar sempre apontando em direção às janelas e portas porque ele pega um ângulo muito bom, está direcionada onde o invasor iria entrar no seu bem.

A sirene já vem duas que eu vou ensinar você liga ela. Em paralelo o que acontece você coloca ela num ponto do seu imóvel e o outro num outro ponto, já que se o invasor ele tenta cortar um fio dessa sirene, o alarme será disparado uma sirene vai tocar.

Com certeza seu celular será notificado por esse corte mesmo se ele cortar os dois simultaneamente seu celular será modificado. Você pode chamar a polícia.

E depois temos o sensor que a porta como você pode ver ele é simples aplicação ele sem fio e o que acontece é que depois de configurar você colocar essa parte aqui na parede e essa parte encaixada na porta.

Funciona assim, se alguém tentar abrir a sua porta ele vai ativar o sensor observa que a luzinha vai acender um LED azul.

Isso quer dizer que ele vai disparar o alarme. Então essa parte vai na parede. Essa aqui vai na porta e a ideia é que eles fiquem assim aí quando eles se separarem ele dispara.

Como instalar os sensores de um alarme residencial

Aqui está um sensor eu vou ensinar você agora como abrir ele e fazer a conexão do cabo através desses sensores, eles ficam aqui embaixo para a gente abrir.

Eu vou colocar uma chave de fenda aqui ali e vou alavancar ele para ele abre olha só. Abria. Ela. Aqui está o sensor Esse daqui é o sensor óptico ou infravermelho dele.

Não toque com um dedo aqui caso você tiver tocado com um dedo. Você pega um pano que é usado para limpar óculos lente de óculos e pode limpar ele.

Alarme Residencial

Aqui estão os conectores onde a gente vai fazer a ligação dos fios. A primeira coisa que eu fiz aqui foi fazer um furo na madeira ou você pode usar uma furadeira e uma broca de quatro milímetros.

Fazer um furo aqui na carcaça para que a gente possa passar o fio desencadeia ele e temos aqui o fio amarelo o verde que é o fio dos dados onde ele faz funcionar a sensibilidade dele e temos o positivo e negativo que é a alimentação então o preto é negativo o vermelho é positivo.

Olha só é uma coisa que eu fiz foi que após eu descascar cada fio eu dobrei a pontinha deles certo. Isso vai fazer com que ele dê maior precisão para apertar aqui.

Então temos aqui onde está escrito alarme ou seja onde a gente vai ligar o fio de verde e o amarelo e temos aqui a alimentação que é o negativo e o positivo ou seja o vermelho e o fio positivo preto ou negativo a gente vai encaixar ele até o fundo e apertar os parafusos.

Podem ver que dessa forma ao dobrar a ponta ele fica extremamente preso aqui depois que aperta bem e lembrando que a sequência de um positivo e negativo você nunca pode inverter, o vermelho sempre no positivo ou preto sempre negativo.

Isso vai funcionar para todo o sistema de alarme residencial incluindo a placa central. E no caso desses sensores tanto faz ligar o amarelo e o verde em qualquer posição aqui porque ele não tem polaridade o mesmo vai funcionar lá na central.

Eu vou mostrar para vocês depois então podem ligar de qualquer forma aqui desde que o positivo negativo esteja na sequência certa. Agora basta organizar aqui olha o cabo. Vou trazer ele aqui no canto já posso montar o sensor lembrando que esse sensor ele tem sensibilidade que vai de 1 a 3.

E aí você vai escolher o tamanho da sensibilidade de detecção de movimento que você quer. Nesse sensor que normalmente ele vem de padrão marcando dois eu costumo deixar dois.

Agora é só encaixar o tempo aqui de volta e apertar até ele dar o click fechou e agora a gente vai prender o suporte dele.

Estou vendo aqui. Aqui vai um parafuso que acompanha a gente fica lembrando que esse suporte acompanha com sensores. Então esse parafuso Olha só ele vai aqui.

Depois que você posicionar o ângulo do sensor você vai apertar ele bem. Ou você pode comprar parafusos com fita dupla face eu vou usar uma fita dupla face à chamada dupla face banana.

Ela é grossa como você pode ver ela esponjosa e aqui está. Olha só eu apliquei a fita dupla face. Dos dois lados se você for usar a dupla face compre Dupla Face da marca 3M.

Veja Também: Aluguel de carros: Dicas valiosas