Skip to content
Guiado Do Sonho

Cartão de Crédito Virtual – O que é e como funciona?

cartão de crédito virtual

Ter um cartão de crédito virtual hoje em dia é muito fácil, basta correr para internet e já pode ter um. Mas necessita alguns cuidados para não entrar em situação complicada.

Os cartões tradicionais todos conhecem, inclusive pelas marcas; Mastercard, Visa etc. Mas muitos não sabiam que poderiam usufruir dos mesmos citados acima, porem de maneira virtual.

O formato virtual nada mais é que cartão de crédito que existe, sendo que de modo geral não existe, embora se torna algo bem legal e o mais importante de tudo é seguro, muito mais do que esse que carrega no seu bolso.

Vou apresentar então para aqueles que ainda não sabem, que é o cartão de crédito virtual.

Eu sei que para muita gente isso tudo pode até parecer uma perda de tempo. Pois do que adianta ter um cartão de crédito sendo esse praticamente igual ao que eu já possuo.

Cartão de crédito virtual: Mas afinal do que se trata

Para falar resumidamente, o cartão de credito virtual seria simplesmente um clone do seu cartão de crédito normal. Ele facilita para não precisar ter que usar o físico, apenas o cartão virtual uma cópia digital.

Esse cartão faz um tipo de compartilhamento do mesmo limite, ou seja usa a mesma fatura de seu cartão de crédito.

cartão de crédito virtual

A diferença é que o virtual possui os números, datas de vencimento e o código de segurança bem diferentes.

Eu diria que é aqui que está a diferença que vale a pena, pois você pode gerar o cartão virtual quando quiser, ainda poderá apagar e bloquear sem se preocupar com burocracia bancária de sempre.

Que legal né?! Mas agora pode surgir aquelas dúvidas, que precisam ser sanadas.

Cartão de crédito virtual livre de taxas

A exemplo seria essa: Vou ficar pagando taxas igual no cartão de crédito? Para isso já tem uma boa resposta. Exatamente essa é a vantagem em ter o cartão de crédito virtual.

Além de não ter essas taxas todas tradicionais, ainda tem o motivo vantajoso de usar o cartão de crédito virtual, para suas compras online.

Agora pense bem quando for fazer compras, por exemplo em um ingresso num site onde não sabe direito a procedência. Sempre ficamos com certo receio e o medo de correr o risco de ser clonado ou um golpe.

Agora entra em jogo o seu cartão virtual, que será usado apenas uma vez apenas. Não sofre o risco de ser roubado, pois vai gerar um novo cartão virtual no site do aplicativo da empresa.

Nesse caso o banco informa os dados do novo cartão, isso no mesmo momento da compra e após confirmada a compra você apaga o cartão e pronto.

Com isso ninguém poderá sair por aí usando seu cartão, isso livra até da questão dos clones. Que é uma fraude conhecida por meio dos hackers.

Fica tranquilo porque a compra não é cancelada mesmo depois de apagada do cartão. Mais uma vantagem seria em casos de perder ou alguém roubar o seu cartão.

Esse tipo de cartão precisa de bloqueios?

No cartão normal bastava apenas efetuar o bloqueio do cartão perdido ou roubado, não é mesmo? Ainda teria que ficar na espera de pelo menos 10 a 30 dias.

Esse seria o prazo de chegar um novo cartão de crédito, dificultando a sua vida e ficar sem pagar contas etc.

No caso do cartão virtual a facilidade de apenas gerar outro e cadastrar serviços, usando o cartão virtual na sua fatura convencional.

cartão de crédito virtual

Com o cartão de credito virtual quase não existe mudanças, pois praticamente parecido com o normal. Ao gerar um novo será necessário atualizar os dados em todos os serviços.

Embora tudo isso deve ter uma diferença entre empresas ou bancos. Ou seja vale dar uma boa conferida.

Mais um detalhe para usar o cartao de credito virtual, sendo necessario atenção é a conclusão da compra. Pois existem lojas e empresas que ainda não aceitam pagamento via cartão de crédito virtual.

Sendo assim não se esqueça de checar se a compra foi realmente finalizada. Todas essas vantagens que já falamos de segurança, existem ainda a questão da escolha do limite que pode ser escolhido de acordo com a compra que você quer fazer.

Isso deve ser levado em conta o teto do seu limite inicial. Para citar exemplo, suponhamos que vai comprar o ingresso para um teatro, que custaria 150 reais. Nesse caso pode gerar um cartão com limite exato do valor daquele produto.

Isso seria mais um tipo de segurança garantido pelo cartão de credito virtual, pois esse limite impede de realizar outras compras no cartão.

Como já citamos acima o cartão virtual é totalmente livre de taxas adicionais, ou seja você não paga para ter um cartão de crédito virtual.