Skip to content
Guiado Do Sonho

Financiamento imobiliário: Saiba tudo

Financiamento Imobiliário

Se você viu em todos os lugares propagandas dizendo que a taxa do financiamento imobiliário caiu, ainda que agora sua grande oportunidade de comprar a sua casa própria a realização do seu sonho máximo vai ficar muito mais barato para você fazer o seu financiamento.

Cuidado. Nada é tão bom quanto a propaganda quer fazer parecer. Nesse artigo vou te contar a verdade sobre o novo financiamento imobiliário que está sendo oferecido pela Caixa, que aquele que segue a inflação e que hoje está valendo mais a pena mas fica no vídeo até o final que vou te contar o que pode acontecer e pode ser terrível.

Financiamento imobiliário: Vale a pena fazer em 2019?

Eu não quero defender o financiamento imobiliário. Quem já sabe do meu passado sabe que eu não defendo o financiamento, porque eu acredito que as pessoas são sim capazes de viver de aluguel, gastando muito menos no aluguel.

E fazendo sobrar dinheiro para conseguir comprar o próprio imóvel à vista antes do prazo porque descontam uma coisa quando você faz um financiamento imobiliário, você está alugando sem o dinheiro do banco.

Quando você aluga um imóvel você aluga o imóvel quando você faz um financiamento imobiliário. Você está alugando o dinheiro do banco e pagando juros sobre isso.

Já tem artigo aqui no site mostrando essa conta, veja aqui eu fazer um novo artigo e fazer a comparação completa entre financiar e viver de aluguel guardar o restante investir para comprar a vista.

Vai ser a conta mais dolorida de todos os tempos porque na maioria das simulações o aluguel ganha e quem está dizendo isso não é assim.

São os números e os números não mentem jamais. Mas ao falar do tal do novo financiamento da Caixa a Caixa parece a galinha engole a caixa.

A Caixa anunciou há pouco tempo atrás que vai oferecer um novo tipo de financiamento imobiliário em todos os lugares etc.

Cuidado com as taxas de juros cobradas

E aí uma coisa que me preocupou demais eles estão me cobrando apenas 7 mil por cento ao ano. Isso é muito tacho etc etc etc. O que ninguém está te contando é que 7 mil por cento este ano não significa que vai ser 7 mil pra sempre.

Financiamento Imobiliário
Financiamento Imobiliário

Então preste atenção porque vou te explicar como funciona esse novo financiamento imobiliário para que você consiga tomar uma decisão consciente.

Não é pra ir só na onda da propaganda você precisa saber o que você está contratando para não.

Num futuro não tão distante como são os financiamentos imobiliários que existiam até agora no mercado existe uma taxa prefixada e uma variação da TR, que eu também chamo de taxa ridícula a TR neste ano de 2019 foi de quanto zero.

2018 foi quanto zero então os financiamentos imobiliários têm lá uma taxa prefixada que quer 9 por cento e meio 10 12 por cento mais a variação da TR naquele ano.

Além disso também tem algumas taxinhas extras como administração seguro e quando a gente soma todas essas taxas e que a gente chega ao custo efetivo total.

Se você quer saber quanto exatamente você está pagando pelo seu financiamento imobiliário hoje pergunta a Caixa nós temos um financiamento imobiliário muito mais barato e tal.

Como assim o que eles estão vendendo uma taxa prefixada que é bem mais baixa do que essa que a gente está acostumado a ver que começa em 2 ponto 90 por cento prefixado que tem de 2 e 90 até quatro e noventa e Joaquina fica que.

Entenda as regras para financiamento imobiliário

Não é tão simples assim porque além dessa taxa prefixada que pode ir de 2 em 90 a T4 e 90 ainda tem a variação de uma outra taxa. Sendo no financiamento quem está acostumado a taxa que varia é a TR.

Nesse novo financiamento a taxa que varia é o BC a mais conhecido como inflação.

Financiamento Imobiliário

Então como vai ser somado os custos desse financiamento eles vão pegar taxa prefixada que vocês acordaram. Vamos supor que é 3 em 90 para ficar na média mas a variação do CPC naquele ano.

Este ano a estimativa é que o PCP chegue bem perto de 3 e meio por cento. Então não é tão simples assim.

Só para você entender é como se fosse uma soma daquela taxa de 3 em 90 mais e 50 que dá conta de quanto. Seria algo como o 7 Ponto 4.

Isso sem colocar os custos do financiamento vamos colocar então que no fim de tudo daria 8 e meio por cento este ano fica aqui vai ser sempre assim.

Porque ou especial que é o índice que mede um dos índices que mede a inflação. Ele varia muito conforme a economia. Ele varia muito mais do que a Terra veja com seus próprios olhos.

O que aconteceu com a Terra e com a inflação com especial nos últimos dez anos. Veja bem quando a terra subiu um pouquinho olha só o quanto aumentou a inflação e o que isso quer dizer.

Vamos olhar no gráfico porque os números não mentem jamais. Bem ali pertinho de 2016 a inflação ficou acima de 10 por cento.

Agora imagine você com a sua taxa prefixada essa nossa tão baratinho 13 90 no ano que a inflação for de novo 10 ponto alguma coisa. Isso significa que se essa regra já fosse válida nesse ano de 2016 se a pessoa tivesse pegado essa taxa prefixada baixinha de 3 em 90.

Ali perto do ano de 2016 com a inflação a 10 por cento para arredondar ela teria que pagar naquele ano pelo financiamento aproximadamente 14 por cento.

E você achando que estava fazendo um excelente negócio entendeu agora qualquer grande risco desse novo financiamento e a inflação dispara e lembrando algo muito importante.

Financiamentos são para prazos muito longos 25 30 anos. Você acredita que a inflação vai ficar controlada durante todo este tempo. Eu acredito que não.

Então se fosse para eu Natália escolher fazer este financiamento eu não faria o que eu faria se já tivesse feito um financiamento imobiliário se você já tem um financiamento aproveite essas taxas baixas para renegociar aquele financiamento que você tem.

Tem muita gente que seguindo as dicas aqui do canal USA minhas dicas já conseguiu renegociar o financiamento imobiliário economizou milhares de reais.