Skip to content
Guiado Do Sonho

Hospedagem de Site: As melhores empresas

Hospedagem de site

A primeira coisa é conhecer o que é uma hospedagem de site, para depois pensar em contratar uma empresa que seja no mínimo responsável.

É essencial entender a diferença entre um domínio e hospedagem, e a linguagem que é utilizado nesse meio, pois muitos não sabem o que é um endereço virtual de um site.

A hospedagem de site nada mais é do que o computador ou o local onde ficam armazenados arquivos do seu site.

Ok então só para entender essa diferença, porque alguns confundem para que serve a hospedagem de site.

Bom exatamente para guardar os arquivos. Você digita lá um nome de site, fulano de tal ponto com ponto br, que é o domínio. Ele vai mostrar os artigos as imagens, vídeos e todo o conteúdo daquele blog.

Esse conteúdo fica armazenado em um computador. Esse computador se chama hospedagem de site.

Conheça os tipos de hospedagem de site

E como funcionam os tipos de hospedagens. Basicamente temos o compartilhado e os VPN, que é um serviço dedicado.

Em geral a diferença de preço é enorme entre um e outro, também a diferença do serviço compartilhado.

Nada mais é do que um computador físico, para milhares de usuários. Nem a hospedagem que temos por um milhão de computadores.

Nesse caso seria 100 mil pra compartilhar, ou seja, todo mundo que tem naquela hospedagem de site usam aqueles 100 mil computadores.

Então é um computador para ser compartilhado entre muitos usuários. Isso é um pacote de entrada, para você que está começando seu blog, você deve usar essa.

Hospedagem de site

Não use VPN dedicado. Depois que você tiver com o limite já alcançando aí você muda para VPNs ou dedicado. Todos nós começamos com o compartilhado, porque é mais inteligente você pagar menos e vai te servir muito bem.

Já a hospedagem de site de VTS é um pouco parecido com o dedicado, só que é um computador físico, composto por vários computadores virtuais

Então essa diferença faz com que seja mais fácil o acesso aos arquivos e tenha uma melhor velocidade. Você pode ter mais acesso no seu blog e você pode ter mais arquivos etc.

Mas se você tiver um numero bom de pessoas acessando, vale a pena o dedicado. Exatamente o contrário do sistema de hospedagem de site compartilhado.

Você tem um computador físico para cada usuário. Eu mesmo sou um usuário. Aí eu tenho um domínio, ou seja ele vai ficar em um computador só pra mim.

Em geral esses grandes sites com certeza usam dedicado. Porque senão eles não teriam condições de suportar milhares de usuários, iria derrubar o site deles facilmente.

Então uma hospedagem de site é um serviço de armazenamento de todos os arquivos que compõem o projeto do site. O banco de dados além de vários outros recursos, para que as pessoas consigam acessar o site que você criou localmente no seu computador.

Hospedagem de site compartilhado e dedicado

Ele precisa estar hospedado e a hospedagem de site pode ser dividido em dois tipo hospedagem:

  • Hospedagem de site compartilhada
  • Hospedagem de site dedicada

A hospedagem compartilhada não significa que os sites utilizam os mesmos recursos do Servidor hospedeiro, como processamento, armazenamento, memória entre outros recursos.

A maioria dos sites utilizam hospedagem compartilhada e a hospedagem dedicada seria indicada quando o site ocupa muito espaço em disco e recebe muitos acessos, nesse caso ideal é a hospedagem de site dedicada.

Os recursos não são compartilhados pelos outros sites, ela pode ser realizada através do uso de servidores dedicados e servidores virtuais que são as VPNs e Cloud.

Hospedagem de site

A hospedagem compartilhada ela tem um preço muito acessível se comparada à hospedagem dedicada, por isso a maioria dos sites estão alojados nesses servidores, compartilhando dos mesmos recursos.

O importante é realizar o monitoramento do site, pois havendo necessidade da migração para o servidor dedicado.

Para escolher a hospedagem adequada para o site criado, é necessário dimensionar o tamanho do site classificando em pequeno, médio ou grande em termos de espaçamento ocupado em disco.

Também é importante estimar o volume de acessos, que seria o tráfego gerado para este site.

Normalmente quando não se tem a dimensão do volume de acesso ao site, a hospedagem compartilhada é a mais indicada, pois ela tem um preço mais acessível se comparada hospedagem dedicada.

Importância de monitorar o tráfego de seu site

É importante analisar o monitoramento e o crescimento do site tanto espaço quanto em volume de acesso e havendo a necessidade a migração para a solução dedicada, deverá ser realizada.

Você vai conhecer agora as principais características do plano de hospedagem de site. E a primeira que a gente vai destacar é o espaço em disco.

O espaço em disco significa um espaço que você tem para armazenar todos os arquivos do projeto do site, sendo as imagens, vídeos etc.

Hoje a maioria das hospedagem de site fornece um bom espaço em disco, até as mais baratas. Mas é sempre importante ficar atento para você fazer a escolha da hospedagem adequada.

O segundo item é a transferência, que significa a quantidade de dados transferidos durante a navegação do usuário no site, também durante as atualizações realizadas no site.

Com o upload de arquivos a maioria dos planos de hospedagem oferece recuo de forma limitada. Agora se você está contratando um plano de hospedagem onde existe o limite de transferência mensal, fique atento.

Eu vou exemplificar isso de maneira mais simplificada. Vamos imaginar que você está contratando um plano, onde a taxa de transferência seria de 10 Gigabites.

Vamos imaginar que no seu site tem um vídeo de 500 megabytes. E dez usuários estão acessando esse vídeo por dia. Será consumido aproximadamente 5 gigabytes.

Ou seja metade da transferência mensal. Se no segundo dia as outras 10 pessoas diferentes acessarem este vídeo. O que vai acontecer é que vai esgotar a sua taxa de transferência e seu site vai ficar indisponível.

Cadastro de domínio ao fazer uma hospedagem de site

Dê preferência para planos que forneça recurso de forma ilimitada. O terceiro item é domínios, pois dentro da hospedagem vai precisar cadastrar o domínio.

Hospedagem de site

Se você contratou o domínio seja pelo Registro BR ou por outras empresas, saiba que na hospedagem você vai cadastrar esse domínio que você já adquiriu.

Em algumas hospedagem de site se permite cadastrar um domínio ou cadastrar vários domínios. Caso permite cadastrar apenas um domínio isso significa que você poderá vincular apenas um site.

Você poderá cadastrar vários sites e ter hospedagem que fornece recurso de forma ilimitada se a empresa fornecer esse recurso no plano contratado.

Neste caso você poderá armazenar um número ilimitado de sites de acordo com o espaço em disco para hospedar vários sites.

Nesse caso é melhor optar por planos que inclua domínios, não sendo limitado, pois o preço sai mais barato do que quando contratado separadamente.

O quarto item da lista é o e-mail que refere-se ao número de contas que essa hospedagem suporta.

Existe a hospedagem de site que fornece o e-mail de forma limitada e outras que fornecem de forma ilimitada, lógico respeitando o limite de espaço em disco.

Quando o e-mail é fornecido de forma ilimitado, não tem um número de contas que você pode ter, por exemplo duas contas, cinco, 10 contas de e-mail.

Mas se seu plano é limitado você pode criar várias contas de e-mail dentro do limite do espaçamento em disco contratado.

Veja Também: Imagens de natal: Feliz Natal 2019 com belas mensagens